Sobre o Carrão - Carrãozinho

bairro do Carrão

O nome do Bairro Carrão foi uma homenagem a João da Silva Carrão, o "Conselheiro" Carrão, ex-presidente da Província de São Paulo.

Originou-se de um antigo sítio à beira de uma trilha por onde iam e vinham os gentios da aldeia de Piratininga à de Biacica ou Imbiacica (hoje o distrito de Itaim Paulista, Vila Curuçá e parte leste de Jardim Helena), trilha essa engrossada pelos bandeirantes em busca de ouro e índios para escravizar. Essas terras de acordo com alguns historiadores faziam parte da indefinida Sesmaria de João Ramalho, que ao longo dos anos passou pelas mãos de muitos proprietários e recebeu nomes como Tucuri, Bom Retiro e Chácara Carrão, aos poucos do vasto sítio Tucuri, Bom Retiro ou Chácara Carrão surgiram os bairros: Vila Carrão, Vila Nova Manchester, Vila Santa Isabel e Jardim Têxtil, e o cenário agrícola foi dando lugar ao progresso.

A área do distrito, originalmente, fazia parte do distrito do Tatuapé como também os atuais distritos do Aricanduva e Vila Formosa, que foram se emancipando gradualmente por decretos da prefeitura. Os atuais limites do distrito foram estabelecidos em 1990 pela prefeita Luíza Erundina. Curiosamente, isso fez que o distrito de Carrão perdesse a estação de metrô, já que com essa nova divisão, a estação supracitada ficou a poucos metros da divisa com o distrito do Carrão, em território do Tatuapé, de acordo com os mapas oficiais da Prefeitura de São Paulo.

Atualmente o Carrão vive um processo de grande expansão imobiliária, com frequentes lançamentos de novos edifícios residenciais de alto padrão, e de alguns notáveis conjuntos comerciais. Por causa disso, o trânsito no distrito está cada vez mais caótico; um levantamento feito em 2012 mostrou que a Avenida Conselheiro Carrão e, consequentemente a Avenida Radial Leste, principais vias do distrito que levam ao centro de SP e ao Mercado Municipal SP, estava entre as 10 vias mais congestionadas da cidade.

A região também está próxima do estádio do corinthians, em Itaquera.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Carrão

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia do Bairro Carrão

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias do Carrão por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Leste

Aricanduva, Penha, Tatuapé, Vila Gomes Cardim, Jardim Têxtil, Vila Dalila, Vila Formosa e Vila Matilde, Jardim Anália Franco, Belém, Água Rasa, Vila Maria, Penha, Carrão e Vila Formosa

Dados Principais sobre o Carrão

População 71.363 hab. (2000)
Renda média R$ 1.442,70
IDH 0,886 - elevado
Subprefeitura Aricanduva
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 4

Vídeo sobre o bairro do Carrão
Veja mais vídeos sobre o bairro do Carrão

Mapa Carrão - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres do Carrão

 

   

  Sobre o EncontraCarrão
Fale com EncontraCarrão
Anuncie no EncontraCarrão
Cadastre sua Empresa no EncontraCarrão (grátis)



Termos EncontraCarrão | Privacidade EncontraCarrão


Bandeira da cidade de São Paulo