Avenida no Carrão quer fim de obra nas calçadas

As calçadas da Avenida Conselheiro Carrão, na Zona Leste de SP,  foram beneficiadas, no último semestre de 2011, pelo PEC (Plano Emergencial de Calçadas), que permite à Prefeitura revitalizar as vias estratégicas que estão nos centros comerciais e que interligam diversos equipamentos públicos e privados essenciais à população.

Mas os moradores da Vila Carrão não estão satisfeitos. A obra não foi feita em toda a extensão da via. Muitas calçadas ainda estão em péssimo estado e em algumas, em que as obras já foram finalizadas, é possível encontrar buracos.

“Têm muitos trechos ruins para os pedestres caminharem. É preciso reformar tudo”, reclama o aposentado Norberto Lucas de Carvalho, de 69 anos, que caminha com cuidado pelas calçadas.

Nos novos passeios não há piso tátil. Esse material é diferenciado pois possui textura e cor que têm a função de orientar portadores de deficiência visual ou com baixa visão. “Infelizmente reformaram as calçadas, mas não pensaram nos deficientes”, afirma um morador que preferiu não se identificar.

No último dia 9, entrou em vigor a Lei das Calçadas, que prevê multa de R$ 300 por metro linear de passeio público que tiver com o piso danificado, buracos ou dificulte a passagem do pedestre. A responsabilidade é do morador, que deverá construir ou reformar a calçada em frente ao seu imóvel.





A nova norma, porém, provocou dúvidas nos moradores e comerciantes da Avenida Conselheiro Carrão que não sabem se as suas calçadas também serão reformadas pela Prefeitura. “A gente quer saber se vai reformar esta parte e como vai ficar. Reformaram o outro lado e aqui continua ruim”, explica o comerciante Marcelo Luiz Sousa Santos.

Em alguns locais do lado par da avenida existem trechos com terra e tela de proteção. “Reformaram a calçada no final de novembro, mas ficou uma parte sem terminar. Acredito que em uma parte vão fazer um recuo e em outra vão plantar árvores. Já que começaram, têm de terminar. Já vão fazer dois meses [que a obra foi paralisada]”, lembra a balconista  Natasha Myaji.

Em nota, a Subprefeitura de Aricanduva, Vila Formosa e Carrão informou que as equipes de manutenção realizaram a reforma do lado ímpar da Avenida Conselheiro Carrão em 2008. A partir desta data, a responsabilidade pelos reparos no passeio é, segundo a subprefeitura,  do dono do imóvel.

Quanto ao lado par, a subprefeitura informou que aguarda um  aditivo do contrato com a empresa responsável pelo serviço para finalizar a obra. A conclusão é prevista para março deste ano. Por este motivo, a subprefeitura informou que mantém as telas de segurança nos locais para evitar qualquer tipo de acidente. “Destacamos que as reformas foram realizadas em todos os trechos de passeio licitados e contratados, contudo não descartamos a possibilidade de futuramente complementar estas obras”, finaliza a nota.

Fonte: Diário de S. Paulo





Deixe seu comentário